domingo, 1 de julho de 2012

O velho camarada Luiz Carlos Prestes


Uma das personalidades mais marcantes do século passado, que revolucionou a ideologia comunista de meados dos anos 1930 e 1940, foi o comunista Luiz Carlos Prestes. Sua vida foi caracterizada pelos exílios e pela luta na defesa dos ideais marxistas. Frustrações e conquistas também fizeram parte da trajetória desse grande líder, contestado por alguns e admirado por outros.  Suas convicções e projetos políticos modificaram radicalmente a constituição estrutural do partido comunista da época.
            A sua marcante participação na história do país começou em meados de 1925,            quando Prestes percorreu pelo menos 13 estados, mais de 25 mil quilômetros, divulgando suas ideias. Essa postura atribuiu ao ex-militar do exército a alcunha de Cavaleiro da Esperança. A “Coluna Prestes”, como o movimento ficou conhecido, foi perseguido pelo governo de Artur Bernades. Após dois anos de peregrinação pelo país, o revolucionário e seus companheiros passaram à clandestinidade em alguns países da América Latina. Todavia, sua conduta atraiu a atenção dos membros majoritários do PCB (Partido Comunista Brasileiro).

O velho, o menino e o burro

Um velho resolveu vender seu burro na feira da cidade. Como iria retornar andando, chamou seu neto para acompanhá-lo. Montaram os dois no animal e seguiram viagem.  
Passando por umas barracas de escoteiros, escutaram os comentários críticos; “Como é que pode duas pessoas em cima deste pobre animal!".  Resolveram então que o menino desceria, e o velho permaneceria montado. Prosseguiram...

Idosos ou Velhos?

Você se considera uma pessoa idosa, ou velha? Acha que é a mesma coisa? Pois então ouça o depoimento de um idoso de setenta anos:
- Idosa é uma pessoa que tem muita idade. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade. A idade causa degenerescência das células. A velhice causa a degenerescência do espírito. Por isso nem todo idoso é velho e há velho que ainda nem chegou a ser idoso. Você é idoso quando sonha. É velho quando apenas dorme.  Você é idoso quando ainda aprende. É velho quando já nem ensina. Você é idoso quando pratica esportes, ou de alguma outra forma se exercita. É velho quando apenas descansa.
          Você é idoso quando ainda sente amor. É velho quando só tem ciúmes e sentimento de posse. Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida. É velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada. Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs. É velho quando seu calendário só tem ontens.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...